O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, 67 anos, sinalizou a possibilidade de disputar novamente a eleição para o governo do Estado em publicação em seu perfil no Instagram na 6ª feira (20.dez.2024). Sem expressar abertamente a intenção, Hartung publicou uma foto dando um passeio de bicicleta com a música “Tô Voltando” (1979), da cantora Simone.
Hartung foi governador do Espírito Santo por 3 mandatos: de 2003 a 2011 e de 2015 a 2019. Antes, havia sido senador pelo Estado (1999 a 2003) e prefeito de Vitória (1993 a 1997). Em 1982, quando fazia política estudantil na Ufes, foi eleito deputado estadual, na histórica campanha que levou ao poder o então deputado federal Gerson Camata.
Jamais teve uma derrota em disputa eleitoral. Em 2002 não disputou nenhum cargo eletivo, e não apoiou nenhum candidato em disputa na eleição daquele ano.
Simplesmente cruzou os braços. Deixou uma mágoa muito grande em alguns companheiros que se sentiram abandonados. Agora vem mantendo contatos com o ex-deputado Gilberto Kassab, todo poderoso do PSD, que acena com a possibilidade de compor com PH e o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, que hoje detém o comando do partido no Estado. Nos bastidores da politica estadual os comentários são de que PH pensa em vir candidato ao senado e apoiar Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória para a disputa de governador.
No início deste mês, um levantamento do Paraná Pesquisas mostrou que Paulo Hartung teria 17,0% das intenções de voto no 1º turno para o governo do Espírito Santo. Ele aparece atrás só do atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que somou 22,4%. Ouviu 1.520 eleitores. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
–